A importância do tratamento da água em caldeiras

Há muitos anos a água para caldeiras sofre tratamento para remoção de dureza e sólidos totais. Na medida em que as caldeiras foram aumentando sua importância e também as pressões de trabalho foram aumentando, a exigência da qualidade da água também seguiu a mesma linha.

O tratamento de água de caldeiras é tão importante como qualquer outro tipo de tratamento de água e resíduos. Não apenas é necessário, como a qualidade dela é fundamental. Porém, a qualidade da água não pode ser associada à mesma que usamos para consumo humano (potável) com esta água que mencionamos para geração de vapor. O padrão para potabilidade da água é baseado, principalmente, na presença de microrganismos. Assim, uma água boa para beber não implica, necessariamente, em uma água boa para gerar vapor.

Portanto, a principal diferença está no objetivo do tratamento, cuja preocupação não é com a potabilidade, mas sim com a retirada de elementos nocivos para sua aplicação.
Embora, o setor industrial brasileiro deva ser conscientizado dessa necessidade, de maneira geral, podemos informar que ele não tem pleno conhecimento dos problemas que possam surgir no uso da água sem tratamento em suas caldeiras. Não apenas quanto aos riscos de acidentes, que são grandes como da má eficiência operacional de uma caldeira suja, por depósitos provenientes da água impura, com consumo excessivo de combustíveis.
Para compreendermos a importância de obter a qualidade no tratamento da água de caldeiras, antes é necessário entender por que essa água deve ser tratada.

Mesmo a água da chuva, que é uma água destilada, ou seja, consequência da evaporação, possui gases dissolvidos já que na atmosfera temos os mais diversos tipos de gases em diferentes concentrações. A água dos rios traz dissolvido ou em suspensão, gases, matéria orgânica, sais de diferentes tipos de metais, e antes de ser utilizada precisa ser tratada para a eliminação seletiva de contaminantes. Um exemplo mais simples é a água de consumo doméstico e para o consumo humano (potável). A água para uso industrial requer um tratamento para preservação dos equipamentos onde a água irá circular ou irá ser transformada em vapor.

Em torres de resfriamento o problema piora devido ao ciclo de concentração provocado pela taxa de evaporação e temperatura da água na torre. Em geradores de vapor o problema transforma-se em algo muito maior, pois a taxa de evaporação (concentração) é elevada e os sólidos antes dissolvidos começam a precipitar ou incrustar nas tubulações.